terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Indicações de filmes: O juiz/ Garota Exemplar/ Coração de Ferro

Oi pessoal!
Bem, a minha namorada, Tatiane Lima, sabe que eu adoro filmes e pediu para que eu fizesse uma pequena indicação de 3 filmes e explicasse o motivo dessa escolha. Bem, meu gêneros favoritos são o suspense e o drama, presente em 2 dos 3 filmes que vou indicar nessa semana, o terceiro filme é um filme de guerra, também um gênero que gosto muito.

O primeiro filme é O Juiz (2014): Nele temos dois grandes atores: Robert Downey Jr.  e Robert Duvall, o primeiro, já famoso pelos seus 3 Homem de ferro na costa, além de inúmeros outros filmes como Chaplin (1992), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar. O segundo, indicado 6 vezes ao Oscar, ganhador de um por sua atuação em A força do carinho (1983), também tem uma atuação positivíssima nesse longa.
No filme, Downey Jr faz o papel de um advogado presunçoso e egocêntrico, que parece ter tudo o que alguém gostaria de ter, fama, dinheiro, uma linda mulher e uma linda casa, mas na verdade, tem uma vida toda quebrada, por assim dizer. Seu casamento não vai bem, ele se vê perdido em meio à confusão que sua vida é. Enquanto está em um julgamento, acaba por receber a noticia de que sua mãe morreu, o que acaba forçando a volta para a sua cidade natal, uma pequena cidade situada no corn belt, interior dos Estados Unidos. Lá, Downey  encontra seu pai, o juiz da cidade, interpretado por Duvall, que simboliza um típico juiz prepotente, com eixos morais arcaicos comparados a da realidade atual. Logo após o enterro de sua mãe aconteceu seu pai é acusado de ter assassinado um homem o qual já havia condenado anos antes, mas que agora, estava em liberdade. Então começa o trabalho de defender seu pai no tribunal. O drama todo se estabelece devido à relação conturbada entre os dois, suas interações e o bendito entendimento familiar.
         O longa é uma mescla de estilos consagrados: o filme de tribunal, o de drama familiar e o de retorno para casa. É um filme tranquilo, com cenas comoventes e tocantes, que mostra a relação estreita entre pai e filho durante a velhice. O filme não tem muita pretensão a ser um mega filme, mas ele consegue ser agradável, tocante, fazer as pessoas que assistem se sentirem tocados com a historia, e temos as excelentes atuações dos protagonistas. Vale muito a pena assistir. Veja o trailer: 




         O segundo filme é Garota Exemplar (2014): Para quem conhece diretores de cinema, temos mais um suspense do mestre David Fincher.  Depois de diversos filmes do gênero, como Clube da luta (1999), Millenium 1 – Os homens que não amavam as mulheres (2011), Zodiaco (2007), Seven (1995) e outros, David Fincher retorna com mais uma adaptação de um livro e digo com toda certeza que ele acertou mais um vez.
         O filme tem como atores principais Bem Affleck, fazendo o papel de Nick Dunne, esposo que descobre que sua mulher sumiu no 5º aniversario de casamento, que por sinal não vai bem, e promove uma busca pela esposa, mas acaba se tornando o principal suspeito; Rosamund Pike, no papel da Amy Dunne, a esposa que some e peça principal da trama.
         O filme tem enquadramentos perfeitos e pela pequena sinopse acima, da para perceber que teremos um suspense excelente, ainda mais com um diretor tão bom. Se você gosta de suspenses, pode assistir sem medo, acredito que você vá adorar. Não vou falar muito dele aqui, afinal, esse é um daqueles filmes que quanto menos souber, melhor! Veja o trailer:



         O terceiro filme é Corações de Ferro (2014): Mais um filme de guerra, gênero o qual eu gosto muito e sempre que posso, assisto um filme ou outro. Temos aqui Algumas estrelas como Brad Pitty, excelente ator em mais uma excelente atuação, Shia LaBeouf, fazendo o papel de um veterano de guerra junto com o Brad.
         No filme temos a historia de uma tripulação de um tanque da segunda guerra mundial, um Sherman M4A, cujo nome é “Fury”, nome original do filme, que estão no front alemão em 1945, próximo do fim da guerra. A tripulação toda se conhece desde a guerra na africa, são veteranos calejados e acostumados com os perigos da guerra. Tudo muda quando um dos tripulantes morre, então alguém deve substituir o posto o qual ele ocupava.
Então, entra Normam, um jovem de 18 anos que se alistou originalmente para ser datilografo, mas na verdade acabou sendo mandado para o front de batalha. O filme se desenvolve mostrando o quanto a guerra muda as pessoas, assim como o sentimento de união que se forma entre os tripulantes. Wardaddy, interpretado pelo Brad Pitty, tenta ser um tutor para o novato Norman, que reluta em lutar na guerra.
         O filme também mostra cenas bem realistas das batalhas travadas entre os tanques, mostrando toda a superioridade mecânica e bélica dos Tigers III diante dos Tanques aliados, isso inclui cenas de alta tensão no conflito entre tanques. O filme é muito bem dirigido pelo competente David Ayer.
         Apesar de filmes de guerra serem muito populares por contarem histórias baseadas em fatos reais, não é o caso desse filme. Um dos temas principais do mesmo é mostrar a desumanização que a guerra causa nas pessoas, o senso de dever, lealdade, companheirismo entre os soldados e também como as pessoas mudam devido à necessidade, no caso, temos a mudança de Norman (uma alegoria para homem normal), que inicialmente era somente um jovem que não queria se envolver com a guerra, para um homem acostumado com as batalhas, capaz de cumprir o seu dever acima de tudo. Veja o trailer: 






Bem, é isso! Espero que vocês assistam os 3 filmes  e comentem aqui sobre o que acharam dos filmes! Semana que vem tem mais!

Quem quiser ficar por dentro dos novos posts, é só clicar ali do ladinho para seguir o blog. Curta também a fan page do blog: https://www.facebook.com/blogtatianelima 


Colaboração: Gilson Cruz Filho 




Um comentário:

  1. A primeira história é muito boa. ”O Juiz”: Robert Downey Jr. no papel pequeno ou mau roteiro porque com a sua esmagadora carisma aumenta tudo, quando ele foi escolhido para interpretar o Iron Man, além de relançar a sua carreira e emergir como o Phoenix o público mostrou o quão bom um jogador que ele é. Juiz em sua presença deve pagar a entrada, mas também os desempenhos de outros atores como Robert Duvall, Vera Farmiga, Billy Bob Thornton não ficam muito atrás. O filme é um drama familiar acima de tudo, torna-se um pouco lento e há uma cena que poderia ter salvo, como chuveiro, mas como é pontilhada com alguns toques de humor quase sempre manipulados por Robert Downey Jr. e Jeremy Strong faz o seu irmão está se tornando divertido.

    ResponderExcluir